Metodologia

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Método Integral de Ensino



O Método Integral de Ensino, enfatiza a assistência humanizada, na medida em que somos “seres humanos, cuidando de seres humanos”.  Os aspectos bio-psico-sócio-espirituais, interagem enquanto variáveis presentes e inerentes aos seres humanos e, portanto, fundamentais quando a proposta é a melhoria de qualidade de vida destes mesmos “seres humanos”, que somos nós, bem como aqueles a quem cuidamos.

Cuidar de um ser humano é sempre uma experiência única e que viabiliza desenvolvimento humano. Somos seres diferentes, e é através da subjetividade que se estabelece entre “quem cuida” / “quem é cuidado”, que a assistência se efetiva.

Desta mesma forma, o espaço em sala de aula, passa a ser um lugar privilegiado, um laboratório continuo de construção desta experiência, que somente poderá existir para o aluno, na medida em que ele vive e participa desta ação educativa.

Suas referências passam assim a ser transformadas a partir da nova experiência, na relação que estabelece entre professor/aluno.  Em sala de aula, o aluno é um ser humano, ele existe, tem reconhecidas suas necessidades e é estimulado ao autocuidado e independência em seu próprio processo ensino/aprendizagem.  O professor é um facilitador de seu processo. 

Consideramos que o aluno somente apreende aquilo que vivencia, estabelecendo assim, através da teoria/pratica em sala de aula, o acesso para novas aquisições teóricas e a transformação de sua pratica.



Para trabalhar os conteúdos dos cursos, nos utilizamos da abordagem reconstrutiva problematizadora, frente à possibilidade de atender aos objetivos de motivar de forma criativa os alunos, colocando-os diante de situações concretas de vida, como parte do aprendizado.

Definimos aprendizagem reconstrutiva como aquela que possibilita avançar no conhecimento a partir do que já se conhece, ou seja, aquela que, diante de novas situações de aprendizagem, reelabora o saber prévio, aquilo “que já sei e já faço”, no sentido de um novo saber.

Por problematização nos referimos à abordagem que procura questionar e compreender tudo o que envolve uma dada realidade existente – fatos, eventos e circunstâncias socioculturais, econômicas, psicológicas, ambientais e epidemiológicas, ao longo do tempo.

Essa técnica, a forma de abordagem e os materiais que iremos utilizar irão possibilitar ao aluno a reflexão sobre os problemas de saúde e a realidade diária de suas áreas de atuação, para agir criticamente e com responsabilidade no trabalho e na vida, ampliando seu espaço de participação e de cidadania.Teoria-prática é uma das exigências para se compreender a realidade e o Método Integral de Ensino busca uma nova atitude profissional, comprometida com o coletivo, com a criação de uma sociedade mais humana e igualitária.